Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Durante o período de 01/01/2024 a 01/03/2024, Campinas registrou 11.188 casos confirmados de dengue. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, Campinas vem registrando aumento no número de casos de dengue, com aumento percentual de 650% no número de casos confirmados desde o início do ano, se comparado ao mesmo período de 2023. Esse ano há uma grande preocupação com aumento de casos devido a reintrodução dos sorotipos 2 e 3 que não circulam no município desde 2021 e 2009, respectivamente.

O clima quente e as chuvas frequentes, típicas do verão, propiciam condições ideais para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Na cidade de Campinas 80% dos criadouros do mosquito estão em residências ou ambientes de trabalho e estudo. Dos criadouros identificados a maioria são pratos de vasos de plantas, latas, garrafas, baldes, materiais de construção, resíduos, etc.

É crucial que todos os alunos, funcionários e docentes, estejam cientes desse cenário e se organizem para realizar vistorias em ambientes internos, no entorno dos prédios e em áreas livres, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito. Na vistoria deve-se:  

  • retirar pratos dos vasos de plantas;
  • descartar entulhos e lixo;
  • remover recipientes que acumulam água;
  • realizar limpeza de calhas e lajes com acúmulo de água;
  • vedar com plástico os vasos sanitários sem uso prolongado;
  • vedar caixas d’água;
  • entre outras medidas indicadas na Portaria GR nº 84/2001 (disponível no site do CECOM).

Lembramos que os cipeiros (membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) das Unidades são treinados para colaborarem nesse trabalho.

Neste momento, as ações preventivas demonstram maior eficácia em proteger a comunidade contra as doenças transmitidas pela picada do mosquito.

Agradecemos a colaboração de todos. Vamos, juntos, combater a DENGUE!

Grupo de Trabalho de Combate à Dengue

UNICAMP

MARÇO/2024

Para mais informações acesse: https://dengue.cecom.unicamp.br
ou envie um e-mail para dengue@unicamp.br

Ir para o topo